A Terapia Familiar Sistémica nasceu como uma resposta alternativa às limitações que sempre sofreram e sofrem os tratamentos individuais das pessoas que apresentam algum tipo de desequilíbrio emocional, afectando o curso normal das suas vidas.

         É uma técnica de terapia que visa resgatar o amor e a força da família. A grande descoberta do trabalho com Constelação Familiar Sistémica foi a de que 50% dos problemas trazidos pelas pessoas são originados por entrelaçamentos "sistémicos" dentro da própria estrutura familiar, enredados no sistema energético de cada família.

         Muitos dos sentimentos que nos atormentam foram adoptados de outros membros da família e através da Constelação Familiar Sistémica percebemos a teia invisível em que estamos entrelaçados.

         A partir daí o trabalho é de reconciliação e redireccionamento da energia do amor bloqueada em cada pessoa, dissolvendo enredos antigos e libertando a força dentro de cada um para uma vida desimpedida, preenchendo o desejo natural de ligação e conferindo equilíbrio.

         Com origem na Alemanha, foram criadas por Bert Hellinger e há alguns anos chegaram a Portugal. Como o nome indica as constelações familiares são um conjunto de pessoas que representam e criam uma situação a resolver de forma a encontrarem as respostas aos problemas com que o cliente se debate.

../uploads/108.gif Na Sistémica, aplica-se a Constelação Familiar


Constelação familiar
é uma técnica de terapia
que visa resgatar
o amor e a força da família
  
 


Numa constelação a pessoa tem a oportunidade de conhecer a "imagem interior" da sua família de origem ou da família actual

As constelações familiares são indicadas:

../uploads/152.gifSe vive situações repetitivas.

../uploads/152.gifSe está agarrado/o a um hábito ou padrão que se repete sem causa aparente.

../uploads/152.gifSe os "azares" o perseguem a si ou à sua família.

../uploads/152.gifSe não percebe porque atrai as pessoas erradas para a sua vida.

../uploads/152.gifSe as suas relações não funcionam ou não se mantêm.

../uploads/152.gifSe as coisas na sua vida não avançam apesar de todo o trabalho e empenho que coloca.

../uploads/152.gifSe apesar de tudo o que faz as coisas não funcionam ou não correm como deviam.

../uploads/152.gifSe não tem explicações para o que lhe acontece a si ou à sua família.

../uploads/152.gifSe o seu casamento não funciona.

../uploads/152.gifSe a sua separação ou divórcio não foram o melhor ou se ou se não se sente bem com isso.

../uploads/152.gifSe procura soluções ou respostas para problemas de saúde.

../uploads/152.gifSe gostaria de lidar com os seus medos, ansiedades, fobias, etc.

 

As constelações familiares podem possibilitar a compreensão e dar respostas para estas e muitas outras questões. Demonstram as energias dos acontecimentos que ocorreram no passado quer consigo quer com a família (pais, avós etc.) e mostram o caminho da mudança das imagens interiores e assim podem desbloquear a razão pela qual agora está na condição em que se encontra.

 

                      

 

  Nós somos os jardineiros e a nossa vida é o jardim.
Se um dia plantou uma boa semente em um solo árido, seco e duro, ela provavelmente não se desenvolveu plenamente. Mas, se depois de um tempo for até esse jardim e o adubar, regar com água pura e limpa, arejar a terra, provavelmente, os resultados serão bem diferentes.

         Se, quando essa pequena semente começar a germinar e se transformar num broto, olhar para ele e pensar "não és uma planta; estás a demorar demais para crescer; que cor esquisita tens; eu sabia que daí não surgiria nada de bom", o que vai acontecer com este broto?
         Mas se, ao ver o desabrochar dessa pequena planta, a regar novamente, imaginar a linda planta que está a surgir, passar a adubá-la regularmente e aguardar o tempo necessário para que ela se possa desenvolver, em algum tempo terá uma planta capaz de alcançar o máximo do seu potencial. 

 
 Escolha, faça! Comece a agir AGORA!
Cada um merece ser feliz. É um direito. 
É sua a decisão!
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

         Às vezes, neste processo de crescimento, é preciso apoio, encorajamento e nutrição.