Em destaque
 


Dá suporte no enfrentamento de crises.

Ajuda a compreender e a superar dificuldades, conflitos emocionais e relacionais.

Ajuda na aquisição de auto-conhecimento.


Promove transformações nos modos habituais de funcionamento nas relações.

Promove reformulações na visão que se tem de si mesmo e dos outros nas interacções.

Ajuda a sentir-se pessoa melhor e mais realizada.


O que é um processo psicoterapêutico ?

É um processo no qual o indivíduo amplia a consciência que tem de si mesmo, aprendendo com sintomas a desenvolver-se como pessoa. A criança desenvolve a fala à medida em que se relaciona com outros Seres Humanos que já a tenham desenvolvido. A natureza fornece a potencialidade, que é realizada à medida em que o indivíduo vai descobrindo as suas possibilidades na troca com o outro. O outro funciona como um espelho no qual a pessoa se pode ver. Este é o processo natural de desenvolvimento humano e o espaço terapêutico facilita este movimento. Facilitando o movimento natural da vida, são criadas oportunidades para que a pessoa aprenda sobre ela mesma. Os sintomas que geram a necessidade do processo psicoterapêutico tendem a desaparecer à medida que se percebe o que eles têm a ensinar. E assim se criam condições para um melhor crescimento interior.


Quando se deve procurar uma Psicoterapia?

Quando de alguma forma o indivíduo não está satisfeito com o andamento da sua vida, não está feliz, ou vive algum sofrimento e não o consegue superar. Neste contexto, um facilitador pode poupar tempo e energia, por mais que a pessoa considere ter um grande auto-conhecimento! A necessidade de ampliara consciência a seu respeito, surge quando, esbarra em situações a que não consegue dar respostas satisfatórias com os recursos que domina.

Psicoterapia na prática !

A primeira sessão dura duas horas, e as seguintes uma hora. Durante este tempo, terapeuta e cliente buscam, juntos, aprender sobre como este funciona, a partir do relato das suas experiências de vida e também do que pode ser observado no consultório. Uma vantagem da terapia individual é a maior facilidade de exposição por parte do cliente, o que gera uma grande intimidade. Na primeira sessão, é feita pelo psicoterapeuta uma proposta de trabalho tendo em vista a solução do problema do paciente e são apresentadas as diversas possibilidades de técnicas de trabalho: massagem biodinâmica, massagem bioprânica, (relaxamento dinâmico) massagem com pedras vulcânicas (stone massage), programação neuro-linguística (PNL), terapia floral, terapia sistémica (constelações familiares), relaxamento neuro-muscular, terapia face a face, terapia sacro-craniana.


TÉCNICAS DE RELAXAMENTO DINÂMICO:

O Corpo e a Mente
representam as duas faces
duma mesma realidade;
quando trabalhamos um,
o outro acompanha.

Benefícios:

Redução do stress

Melhoria das vivências emocionais

Percepção mais positiva de si próprio

Melhoria da auto-estima

Redução da ansiedade

Desenvolvimento da consciência



Lista de artigos em Psicoterapia
  • O que a psicoterapia de apoio pode fazer por si
  • Terapia de casal
  • Emoção em moléculas