Maria Luísa Albuquerque

PSICOTERAPEUTA/HIPNOTERAPEUTA

 

 

 

 

"O USO DAS METÁFORAS NA PRÁTICA CLÍNICA
Este livro, escrito numa linguagem simples e clara, vem contribuir para uma compreensão mais exacta das técnicas de relaxamento aliadas ao uso das metáforas na prática clínica em psicoterapia.
Com efeito, a mente "visualiza", coloca em imagens, pensa mais por sensações e associações de fantasias do que usando palavras; e por meio de imagens e metáforas imagéticas consegue alcançar ideias, lembrar acontecimentos e actualizar esperanças e desejos. Quando ambos — terapeuta e cliente — se debruçam sobre as feridas e cicatrizes do passado e os padrões comportamentais originados por elas desde a infância, bem como as metáforas que as exprimem, está aberta a porta para a construção de um presente e futuro diferentes…"
(veja no interior do site como adquirir o livro e o cd)























      

 

OUTRAS FORMAÇÕES: 

Practitioner em Programação Neuro-Linguística (pela Sociedade Brasileira de P.N.L.).

Master Practitioner
em Programação Neuro-Linguística (pela Sociedade Brasileira de P.N.L.).

Trainer Training
em Programação Neuro-Linguística (pela Sociedade Brasileira de P.N.L.).

Formação em Terapia Sistémica (especialização em “Constelações Familiares”), tendo participado em trabalhos com: Jakob Schneider, Sieglinder Schneider, Lorenz Wiest, Joachim Vierrege, Francs Riegger, Ingala Robl, Rainner, todos com ligação ao Instituto Bert Hellinger (Alemanha).
 

Formação em Hipnose:
- com Luiz Carlos Crozera (fundador do Instituto Brasileiro de Hipnologia).
- com Paul Aurand (professor do Michael Newton Institute e director do Holistic Healing Center em Nova York).
  


FILIAÇÕES INSTITUCIONAIS:


Directora do C.L.A.P. - Portugal (Centro Latino-Americano de Parapsicologia - Portugal).

Membro profissional do Centro Latino-Americano de Parapsicologia (São Paulo - Brasil), onde deu aulas durante quatro anos (na altura adstrito às Faculdades Anchieta, pertencentes à Companhia de Jesus).

Membro do Conselho Consultivo Estrangeiro da Revista Mexicana de Psicologia Paranormal (RMPP).

Membro do Conselho Consultivo Estrangeiro da Revista Argentina de Psicologia Paranormal (RAPP).

Membro da Associação Iberoamericana de Parapsicologia (A.I.P.A.).



 ACTIVIDADE EDITORIAL: 

Co-autora da obra Hipnose e Metáforas na Prática Clínica, Edições Sapientiae - 2010.

Directora e co-fundadora da Revista Portuguesa de Parapsicologia (durante cinco anos Jornal de Parapsicologia) que terminou em Dezembro de 2000 após sete anos de publicação.

Co-autora do livro Parapsicologia: Subversão Infinita?, editado pelo C.L.A.P. - Portugal em Janeiro de 1996, com o tema: «Demónio, um caso clínico»

Directora da colecção Cadernos de Parapsicologia e autora dos cadernos 2 e 3.


 ACTIVIDADES DE FORMAÇÃO: 

Neste campo a sua actividade tem-se estendido a recintos académicos, nomeadamente à Faculdade de Filosofia de Braga (da Universidade Católica Portuguesa), Escola Teológica de Leigos (Leiria), Instituto Superior de Teologia (Évora), Faculdade de Psicologia (Porto e Lisboa), Universidade Católica (Lisboa).


PARTICIPAÇÕES EM CONGRESSOS INTERNACIONAIS:
(Breve sinopse)

Organizados pelo Instituto de Psicologia Paranormal (Buenos Aires – Argentina):

1996 — Primer Encuentro Iberoamericano de Parapsicologia, onde apresentou o tema: «Aspectos históricos e conceptuais da Parapsicologia».

1996 — Segundo Encuentro Psi 1996 (aportes da Psicologia moderna à Parapsicologia) apresentou o tema: «O valor dos casos espontâneos em Parapsicologia».

1998 — Terceiro Encontro Psi apresentou os temas: «Aspectos patológicos das práticas ocultistas»
«O problema da sobrevivência: um domínio da religião, da filosofia ou da parapsicologia?»
1997 — I Congresso sobre Parapsicologia do Recife com o tema: «Importância da Parapsicologia: Para uma nova visão do ser humano e do mundo».

1998 — Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Organização do Núcleo de Psicologia Transpessoal da Associação de Estudantes.

Tema: A Ciência e o Primado da Consciência. Assunto apresentado: «Aporte, o calcanhar de Aquiles da Parapsicologia ou o caso Nilza»

1999 — XXII SEMANA BÍBLICA NACIONAL (Fátima, 22 a 27 Agosto) subordinada ao assunto: A Encarnação, glorificação da Santíssima Trindade. Tema apresentado: «Reencarnação ou Ressurreição? Uma opção de fé».

Tese apresentado no mestrado: «Aspectos patológicos das práticas ocultistas»

Tese apresentado no doutoramento: «Demónio: um caso clínico»


PARTICIPAÇÃO em inúmeros programas e mesas redondas das Rádios e das Televisões portuguesas sobre temas da psicologia e da parapsicologia.